Texto: Léo Varnier – Estudante de Jornalismo.

Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

Durante o mês de abril, não é só o coelho da Páscoa que aparece. Afinal, também celebramos a Criatividade e Inovação – dois aspectos necessários para a vida dos comunicadores. Mas como inovar no trabalho? Continue a leitura e conheça ferramentas que auxiliam na rotina de trabalho de criadores de conteúdo.

ChatGPT

O ChatGPT é a ferramenta de Inteligência Artificial mais citada de 2023. Trata-se de um modelo de linguagem extenso e treinado em grandes volumes de dados textuais para compreender a nossa capacidade natural que mantém uma conversa com as pessoas. Ele é capaz de responder perguntas, dar conselhos e criar textos sérios ou os mais personalizados.

Para o criador de conteúdo, o ChatGPT vem como uma alternativa de auxílio na hora de montar textos e legendas – mas é claro que não dá para sair colando o que a IA vai mandar. O olhar sensível e criativo do comunicador é muito necessário e é só você quem sabe o que o público-alvo quer escutar.

Midjourney

Ainda na mesma linha do ChatGPT, o Midjourney também é uma ferramenta de Inteligência Artificial, mas focado na criação de imagens. Ele gera as imagens a partir de descrições em linguagem natural, permitindo a criação de fotografias personalizadas pela sua própria criatividade. Além disso, para os criadores de conteúdo, ele também oferece outras ferramentas como o monitoramento do desempenho do conteúdo, adicionar quizzes, pesquisas e demais recursos interativos, e até mesmo uma biblioteca de conteúdos, para ajudar na inspiração de novas criações.

Chatbots

Você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo utilizou os Chatbots em algum momento. Assim como os dois itens citados anteriormente, é uma Inteligência Artificial personalizada para o seu negócio, capaz de auxiliar no atendimento do seu cliente através de respostas programadas para perguntas frequentes, além de fornecer informações básicas ou até mesmo tarefas de agendamentos. A ferramenta é um prato cheio para os criadores de conteúdo, pois também pode ser utilizado para coletar e analisar os dados sobre o comportamento dos usuários com o seu conteúdo ou até mesmo promovê-lo através de mensagem personalizadas e notificações para o seu público-alvo. 

Utilize os Chatbots para otimizar o seu tempo e produzir ainda mais conteúdos de qualidade!

Ferramentas de Organização e Facilitação

Ferramentas de Organização e Facilitação são os queridinhos da Usina. Isso porque são inovações que facilitam muito a rotina de trabalho, como o Trello, a Dinamize e o Meta Business. Enquanto o Trello nos permite elencar as demandas a curto, médio e longo prazo, o Meta Business facilita a programação de conteúdos – especialmente nos findes e em feriados que não trabalhamos – e a Dinamize auxilia na distribuição de materiais que queremos divulgar amplamente. 

Se você curtiu esse assunto, então também vai gostar de conferir 5 dicas para se organizar e ser mais produtivo que elencamos para você.

“Como ser criativo para ajudar o meu cliente?” 

Aí vai um bônus: Na hora de compreender e solucionar as dores do seu cliente, você precisará de muita criatividade. Dessa forma, não tenha medo de “sair da caixinha”. Experimente novas ideias e não foque apenas no básico, pois isso pode gerar ainda mais oportunidades. Além disso, lembre-se de colaborar com o seu cliente. Ou seja, trabalhem juntos para desenvolver as ideias. Ouvir os feedbacks também auxilia na entrega de resultados futuros.

Ferramentas para desenvolver as suas ideias é uma parte importante do processo. Mas é necessário ir além: você precisa cultivar a sua criatividade diariamente. Buscar referências de conteúdo contribuem muito para o desenvolvimento do social  media e tem dias que nenhuma busca vai fazer efeito e tá tudo bem. O importante é a constância e a troca de conhecimento – que você encontra semanalmente no Blog da Usina. 😊  

One Thought to “4 Ferramentas Inovadoras para Criadores de Conteúdo”

  1. […] empreendedor e o prestador de serviço devem estar focados no dinamismo e na estratégia da marca. Ferramentas de gestão são bons caminhos par organizar a rotina de conhecimento e execução dos […]

Deixe um comentário

3 + dois =